Ucrânia - 28 de fevereiro de 2022
Desde Irã, declaração dos operários de Haft Tappeh respeito da questão ucraniana
“Os operários, os assalariados e demai trabalhadores devem se unir contra a guerra. Somos contra todos vocês capitalistas e senhores da guerra. Esta não é a nossa guerra. É uma guerra contra todos os trabalhadores”
A guerra na Ucrânia é uma guerra contra os trabalhadores!
Uma mensagem desde Irã
A guerra que os governos capitalistas estão travando no solo ucraniano é também uma guerra contra os trabalhadores de Haft Tappeh do Irã. É também uma guerra contra todos os trabalhadores do Irã e é na realidade uma guerra contra todos os trabalhadores do mundo. Não é apenas uma guerra contra a Ucrânia ou contra a Rússia. Na verdade, não é uma guerra contra nenhum país em particular. É contra os trabalhadores e assalariados desse país e contra o dos trabalhadores do mundo de modo geral.
Putin não invadiu a Ucrânia em benefício dos trabalhadores russos. Nem os Estados Unidos, nem a Europa, nem a OTAN colocaram tropas sob o nariz da Rússia no interesse dos trabalhadores ucranianos, europeus ou norte-americanos. A expansão da OTAN na Ucrânia, ou em qualquer outro lugar, é militarismo capitalista e hostil aos interesses dos trabalhadores, assim como a ofensiva militar russa é militarismo capitalista e contra todos os trabalhadores. A presença da OTAN na Ucrânia ou a invasão da Ucrânia pela Rússia são planos que acabam a favor dos capitalistas do mundo. O sangue e a vida das pessoas comuns estão sendo perdidos. Seus lares estão sendo destruídos, mas eles estão lucrando. Eles vendem armas, atacam outros lugares sob o pretexto de insegurança ou aumentam sua presença militar em outros lugares. Seus orçamentos militares e de guerra estão aumentando, que são gastos dos bolsos dos trabalhadores para seus próprios senhores da guerra, e não para o bem-estar público da sociedade.
Alguns dizem que Putin é inocente porque a OTAN estava se infiltrando nas fronteiras da Rússia, enquanto outros dizem que os presidentes ucraniano, europeus ou americano são inocentes porque estão fazendo algo contra a ação de Putin. Eles são todos culpados. É verdade que a OTAN foi responsável ao recrutar membros ao longo das fronteiras da Rússia, mas Putin e o capitalismo russo também são culpados. Os Estados Unidos, a Europa e a OTAN também são culpados. Não é apenas um lado que é o culpado.
Alguns estão transformando o presidente ucraniano em um herói sob a influência da mídia europeia e norte-americana. De que herói eles estão falando? É um peão no jogo do capitalismo e da influência da OTAN, e não é uma questão de democracia no absoluto, caso alguém queira dizer que o presidente da Ucrânia está lutando pela democracia. Para alguns, Putin é o herói e, para outros, Biden é o herói. De que herói eles estão falando? Estes são os líderes do capitalismo e destroem os lares dos trabalhadores. A principal disputa é entre as grandes potências do capitalismo. Esta é uma disputa que não é ontem nem hoje. Sempre tem sido assim. O problema é que os trabalhadores da Rússia e da Ucrânia devem batalhar contra seus próprios governos. Os trabalhadores europeus e norte-americanos têm que batalhar contra os seus próprios governos, dizendo-lhes que não têm o direito de travar uma guerra com nosso dinheiro.
Nenhum dos lados deve defender essa guerra estúpida, cruel e assassina dos operários. Pelo contrário, os trabalhadores e assalariados de ambos os lados, de todos os lados, devem ser apoiados e solicitados a se unirem contra esta guerra.
Esta guerra não é uma guerra pelos interesses dos trabalhadores russos nem uma defesa dos interesses dos trabalhadores ucranianos. Esta guerra não é uma guerra pelos interesses de nenhum trabalhador. É uma guerra contra nossos interesses. A guerra atual entre a Rússia e outras potências e em solo ucraniano é uma guerra reacionária e anti-operária. Todos devemos ser contra a guerra. Não devemos ser apenas contra Putin, não devemos ser apenas contra Biden e contra os presidentes europeus, não devemos ser apenas contra o presidente ucraniano. Os operários, assalariados e trabalhadores devem se unir contra a guerra. Somos contra todos vocês capitalistas e senhores da guerra. Esta não é a nossa guerra. É uma guerra contra todos os trabalhadores.
Esta mensagem foi originalmente publicada no Irã no Canal Independente dos Operários de Haft Tappeh de Telegram em dia 28 de fevereiro de 2022. |